quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Efeitos da Radiação

      Percebe-se que os gases usados na Primeira e Segunda Guerra Mundial causaram muitas perdas de vidas humanas, seus efeitos eram devastadores, mas junto com eles queremos apontar sobre um inimigo ainda mais perigoso, um inimigo invisível, talvez mais temidos que os gases: a RADIAÇÃO, silenciosa e mortal.       
       A radioatividade atinge as pessoas sobre as formas de raios alfa, beta e gama. Conforme o corpo for exposto  a esses raios, dependendo da exposição e do organismo da pessoa, podem causar sérios danos ao corpo humano, como a destruição do DNA da célula, causando doenças como o câncer, a radiação extermina a célula, entrando no DNA e o modificando, causando mutações.
      Uma pessoa que foi muito exposta a radiação,pode não apresentar sintoma nenhum,mas o resultado vem a tona mais tarde,quando os mesmos vão ter filhos por exemplo,indíviduos que foram expostos a radiação podem ter filhos com má formação,com tumores,ou outras doenças,porque o DNA dos pais passam para os filhos.
      Outro fator a ser apontado é que os efeitos que a radiação causa dura por muitas gerações, e as células mais afetadas por serem mais sensíveis a radiação são as da medula óssea as células reprodutivas, da pele, do cabelo, e aparelho digestivo.Autos níveis também lesam os vasos sanguíneos e provocam paradas cardíacas e aneurismas.
     Sobreviventes das duas bombas que foram lançadas no Japão ainda sofrem com problemas decorrentes da radiação. Existem inúmeros casos de câncer e infertilidade entre sobreviventes e  descendentes das vítimas das bombas.
     As mutações não ocorrem somente nas pessoas mas também nos animais e plantas.A radiação contamina a água, o solo, e os alimentos, e as pessoas que comem ou tomam água contaminada pela radiação, apresentam sintomas como: náuseas, vômitos, diarreia, tontura, perda de cabelo, estes sintomas aparecem algumas horas após a exposição ou contato com a radiação, lembrando que algumas pessoas só vão manifestar algum sintoma anos mais tarde, isto depende do organismo da pessoa. Se a pele for exposta a uma taxa elevada de radiação, queimaduras graves e a morte.


Fonte da Imagem: http://cegoeaquelequenaover.blogspot.com.br/2011/03/os-efeitos-da-radiacao.html 


Fonte da Imagem: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/05/efeitos-do-cesio-apos-15-anos-ainda-e.html



Fonte da Imagem: http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id432.htm


Fonte da Imagem:http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/?attachment_id=10694


Fonte da Imagem:http://www.ocontroledamente.com/2011/08/efeitos-da-radiacao-sao- devastadores.html



Fonte da Imagem:http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/efeitos-radiacao-no-corpo-humano.htm


Fonte da Imagem:http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/galleries/view/efeitos-da-radiacao




2 comentários:

  1. Fontes de pesquiza:Cientistas explicam os efeitos da radiação no corpo humano e no meio ambiente - JORNAL NACIONAL, http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-sao-efeitos-radiacao-corpo-humano-energia-nuclear-621960.shtml
    , http://www.slideshare.net/Aikhaa/histrico-da-radiao#btnNext, http://mundoestranho.abril.com.br/materia/a-radiacao-das-bombas-de-hiroshima-e-nagasaki-ainda-prejudica-a-vida-no-japao

    ResponderExcluir