segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bomba atômica: a origem

Fonte: http://megaarquivo.com/tag/bomba-nuclear/, 02/11/2012
     
    Muitos conhecem a famosa bomba nuclear que destroçou as cidades de Hiroshima  e Nagasaki mas nem todos conhecem sua história, origem e funcionamento.

    Tudo começa com um cientista também muito conhecido, chamado Albert Einstein. Criador da equação E= m.c², onde estão combinadas duas ideias: massa e energia, elementos que poderiam ser considerados a mesma coisa, ou seja, a energia poderia ser transformada em massa e a massa em energia, resumindo, qualquer objeto ao nosso redor pode armazenar uma certa quantidade de energia. Einstein buscava mais conhecimento para gerar coisas boas, entretanto, todo seu estudo fora usado por outras pessoas para o mal, e assim, o que este cientista genial menos queria, aconteceu.

    O físico alemão Albert Einstein teve grande marco na história da física, sendo o criador da Teoria da Relatividade, dividindo-a em duas partes: A Relatividade Especial e a Relatividade Geral, onde uma apresenta o movimento uniforme e a outra aborda o movimento acelerado e a gravitação. Estas descobertas surgiram, a partir do descontentamento do físico com as leis da mecânica e seus fenômenos eletromagnéticos. Segundo Einstein " a velocidade da luz tem o mesmo valor C em qualquer  referencial inercial independentemente  da velocidade da fonte de luz".

                    "Na época, a maioria dos físicos acreditava que a luz precisava de um meio para se propagar, do mesmo modo que o som precisava do arou outro meio material. Esse meio hipotético no qual a luz se propagaria havia sido chamado de éter. Com a segunda postula de Einstein elimina o éter da física, segundo ele, a luz pode se propagar no espaço vazio (vácuo). Durante o século XX vários experimentos comprovaram a velocidade do segundo postulado."
( Sampaio José Luiz, Calçada Caio Sérgio, Física )

      Albert Einstein era pacifista, por isso, quando a II Guerra estava por vir, o cientista fugira da Alemanha. Após ter feito isto, ele recebera uma visita inesperada de seu velho amigo e também cientista Szillard. Este amigo viera alertá-lo de um grande problema que poderia surgir. Primeiramente, Einstein não acreditava que poderia haver extração de energia dos átomos sem que gastasse mais energia do que produzisse, pois teria que haver uma divisão dos átomos. Mas seu amigo o convenceu de que isso poderia se tornar possível, pois o mesmo descobrira a possibilidade deste acontecimento. Szillard  conhecera o terror nazista, e sabia que tinham bons cientistas trabalhando para Adolf Hitler, sendo assim, concluíra que a qualquer momento estes cientistas poderiam descobrir essa possibilidade a partir da equação E=m.c².
     Em 1933, Szillard chegou a um conhecimento, este era que a utilização de partículas Alpha não funcionariam para desenvolver energia.
 
(uma partícula Alpha possui  dois prótons e dois nêutrons) 

     A decomposição com partículas Alpha resultava em carga positiva, ou seja, havendo duas cargas iguais não há atração, muito pelo contrário, elas se repelem, não deixando com que o processo dê continuidade para se decompor. Com isso Szillad teve a ideia de colocar um nêutron no lugar da partícula Alpha,pois não possui nenhuma carga, sendo assim, quando ele se une ao núcleo do átomo, este fica instável, liberando energia e se desintegrando, liberando mais dois novos nêutrons, que serão atraídos pelos outros átomos, fazendo com que ocorra uma reação em cadeia em uma velocidade cada vez maior.
     Albert Einstein nunca havia pensado neste experimento, e percebeu que seu amigo estava certo, então, eles tomaram a atitude de enviar uma carta ao presidente Roosvelt, a partir desta carta, a II Guerra teve uma sangrenta batalha, marcada pela bomba atômica que destruiu duas cidades e muitas pessoas. 

Para saber o que levou os EUA usarem a bomba e mais detalhes sobre sua produção e sobre a carta, aguardem....




Um comentário:

  1. MUITOOOOOOOOOOOO BOM!

    Adorei a maneira como expuseram as ideias..

    O único grupo que escreveu equação!

    Parabéns!

    ResponderExcluir