terça-feira, 13 de novembro de 2012

QUÍMICA NA 2° GUERRA MUNDIAL: DEFINIÇÃO DOS GASES;



  • Gás Mostarda: CL-CH2-CH2-S-CH2-CH2-CL
     O gás mostarda é uma arma química altamente perigosa, criada na Inglaterra em 1822. Tem esse nome devido a sua coloração marrom-amarelada e cheiro de mostarda, isso tudo em sua forma impura, ou seja, gás, vapor. No seu estado puro ele é líquido e oleoso, por isso tem pouca solubilidade em água.
     Esse gás foi temido durante a 1° Guerra Mundial, não bastava usar máscara, pois o gás além de atacar as vias aéreas também atacava a pele. Como seu efeito é lento, os soldados que eram atingidos não se davam conta que estavam em contato com o veneno e contaminados poderiam contaminar os outros de seu grupo.

     O gás causa cegueira temporária, abertura dos poros da pele, se inalado, feridas e inchaço nas vias respiratórias, queimaduras de 1°,2° e pode chegar a 3° grau, se inalado em grande quantidade ele mata.
     Dependendo da quantidade em que se expôs pode sentir os sintomas em poucos minutos.
Efeitos do gás mostarda na pele:
imagem 01:
 
Fonte da imagem 01: hittlerrules.blogspot.com
            imagem 02:
Fonte da imagem 02: protecaorespiratoria.com
  

  •  Gás Cloro: CH2

      Este gás foi descoberto em 1774 pelo alemão Karl Wilheim Scheele, quando aquecia ácido clorídrico junto com dióxido de manganésio.
      Esse gás possui coloração amarelo-esverdeado e dizem possuir cheiro muito irritante. Foi utilizado na 1° e 2° guerra mundial, para retirar os soldados das trincheiras, ou melhor, obrigá-los a sair delas de forma brutal, de fato, pois os soldados ao inalarem o gás cloro, morriam asfixiados, este gás tinha a estratégia de tirar os soldados dos seus esconderijos nas trincheiras para lutar nos campos abertos e conseguia os soldados ao inalarem a substância saiam correndo a procura de ar, o que não adiantava pois logo morriam. Este potente gás ao entrar pelas vias respiratórias faz com que o organismo produza líquidos dentro do pulmão, o que matava as vítimas afogadas.

  • Gás lacrimogêneo

      Este gás também era utilizado com o mesmo objetivo dos outros gases, (tirar o inimigo do esconderijo), porém é um gás não letal, mas que em grande quantidade mata, é utilizado até hoje pela polícia para dispersar grandes multidões como as dos protestos por exemplo ou quando há brigas nos estádios de futebol quando há envolvimento de muitas pessoas, entre muitas outras situações extremas.
     Lacrimogêneo vem da palavra lágrima, ou seja esse gás tem efeito irritante nos olhos causando ardência e lágrimas, cegueira temporária, em contato com a pele pode causar queimaduras, isso se reagido com água, também causa ardência na boca, desorientação e ataque de pânico.


  • Gás Tabun: C5H11N2O2P
      Esta substância foi descoberta pelo alemão Gerhard Schrader durante a segunda guerra mundial. Tem fraco cheiro, e não possui cor, é altamente tóxica.
    Utilizada pelos militares com o objetivo de desnortear e matar a linha inimiga. Seus efeitos são, dor nos olhos, visão borrada, alterações de ritmos cardíacos e pressão sanguínea, respiração rápida, pressão no peito. A substância em contato com a pele, ou ao ser inalada produz obstrução da vista e dependendo da exposição convulsões, paralisia do sistema respiratório e por fim a morte.

  • Gás Soman: C7H16FO2P
      O gás Soman é um gás que ataca o sistema nervoso central, é altamente tóxico. Este gás entra no sistema nervoso e ataca a enzima acetilcolinesterase que é responsável pelos impulsos nervosos.
    A contaminação ocorre por inalação, ingestão, quando a substância entra em contato com a pele, e também quando os olhos estão expostos ao gás.
    Os sintomas apresentados são: vômito, diarreia, suor excessivo, dificuldades para respirar e morte.

  • Gás Cianídrico: HCN
      Este gás é usado até hoje nas câmeras de gás norte-americanas, para presos condenados a morte.
     Foi utilizado também nos campos de concentração nazistas na segunda guerra mundial.
     Este gás entra na corrente sanguínea e bloqueia as mitocôndrias (células responsáveis pela respiração celular) a morte ocorre por asfixia.
     Sobre o gás, dizem possuir cheiro de amêndoas amargas, e se da através da reação de metano com amônia e oxigênio, isto em altas temperaturas.
     A morte por esse gás não era rápida conforme muitos devem ter imaginado, as pessoas sofriam muito buscando por ar, o desespero era tanto quando o gás era lançado, que elas se jogavam contra as paredes, os prisioneiros eram enganados, faziam-os tirar a roupa, e diziam que eles iriam tomar banho, as vítimas pensavam que iriam mesmo tomar banho, o que não sabiam é que era o banho da morte.

Um comentário:

  1. Fontes de pesquisa:-www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colaboracoes/armas_quimicas.html, pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_química, www.profpc.com.br/armas_químicas.htm, www.educacional.com.br/reportagens/armas/quimicas.asp, http://www.infoescola.com/historia/uso-de-gas-venenoso-na-primeira-guerra/, http://www.protecaorespiratoria.com/2011/09/utilizacao-de-gases-toxicos-durante.html>, http://ciencia-no-cotidiano.blogspot.com.br/2011/04/quimica-durante-segunda-guerra-mundial.html, http://super.abril.com.br/cotidiano/descubra-regras-usar-gas-lacrimogeneo-683209.shtml, hittlerrules.blogspot.com, protecaorespiratoria.com ,https://sites.google.com/site/kbjr12/armas-quimicas, http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabun, http://www.infoescola.com/quimica/acido-cianidrico/, http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mara_de_g%C3%A1s



    ResponderExcluir