sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Introdução à II Guerra Mundial


     Resumidamente falando, a II Guerra Mundial teve grande marco histórico envolvendo diversas nações do planeta, e um exagerado número de militares. Onde os países de maior inclusão neste conflito, obtiveram grande êxito e dedicação, desenvolveram com todas as suas forças a fabricação de armas, e usaram toda sua capacidade econômica, cientifica e industrial em reforço a guerra. O maior número de mortes ocorreu durante esta luta, sendo a única vez em que armas nucleares foram usadas para combate matando milhões de pessoas.
     O início da II Guerra Mundial é considerado após o momento em que a Alemanha reage contra o Tratado de Versalhes, militarizando a cidade de Renânia, quando invade a Polônia, em uma batalha desigual, com a qual os nazistas atacavam com tanques, e os Poloneses se defendiam com cavalos. Antes disso, já existiam oposições entre a Ásia e o Japão. 
     Um ano anterior ao do rearmamento em Renânia, em 1935, os italianos invadem a Etiópia sem declaração de guerra.
   De 1936 á 1939, houve uma guerra civil espanhola, que deu vantagens para Hitler e Mussolini (político Italiano), pois estariam dispostos a testar seus aramamentos, destruindo a República Socialista Espanhola.

                        " este conflito resultou em mais de um milhão de mortos e consolidou a                   
                               aliança Hitler-Mussolini, chamada Eixo Berlim-Roma."
                              (Vicentino Claudio, História Geral.)

    O extermínio na Europa começou com a deportação dos judeus dos guetos para os campos de concentração, eles eram transportados em trens muito lotados não havia água, comida, e muitos morriam de fome antes mesmo de chegarem aos campos.
      O Japão, depois de alguns tempos uniu-se ao italianos e alemães, formando o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.     
     Em 1948 os alemães invadem a Áustria, e a anexação da mesma à Alemanha é declarada por Hitler, e com o passar de alguns anos também ocorrem as anexações de Tchecoslováquia, Boêmia, Morávia, e Memel.
Durante este tempo, entre os anos de 1937 e 1939 ocorre o anexo de Albânia à Itália. 
   A invasão dos Balcãs começou pela Iugoslávia  em outubro de 1940, bombardeios destruíram Belgrado, e após isso a Grécia começou a ser invadida por paraquedistas.
   As mais longas batalhas ocorridas na guerra foram na África do norte, sendo que os combates mais brutais aconteceram em Tobruk e EL Alamen. Um ano depois Hitler rompeu o pacto de não agressão com Stálin ,ditador russo, e invadiu a Rússia, as disputas na frente leste foram as que marcaram o maior número de mortos, com percentual de 20 milhões de Russos mortos. Chegando até Moscow, os alemães foram derrotados  pelo exercito vermelho e pelo rigoroso inverno soviético.
    Em Dezembro de 1941 o ataque da linha japonesa a base americana de Pearl Harbor no Havaí, fez os Estados Unidos entrarem no conflito, como era em um domingo a  maior parte dos soldados americanos estava de folga, com isso não houve resistência contra os japoneses e os norte americanos perderam boa parte de suas tropas no pacífico, no dia seguinte o congresso americano assinou declaração de guerra ao Japão.
     O maior enfrentamento de porta aviões ocorreu na batalha de Midway, tendo os Estados Unidos recebido a vitória mesmo sendo inferiores neste meio, eles venceram graças a uma indecisão estratégica dos japoneses em atacar os porta aviões americanos ou a ilha de Midway.
    Em Lenin Grado foi assinada uma reivindicação pelos alemães para o exercito soviético depois de uma longa luta pelas ruas da cidade.
     Um bombardeio em Burgo matou cerca de 50 mil alemães em 1943.
   Em 1943 um golpe de Hitler foi usado para desforrar dos acontecimentos ocorridos na frente leste, atacando Kursk na Rússia, sendo marcado como o maior enfrentamento de tanques de toda a guerra, levando a derrota dos nazistas e a vitória do soviéticos.
     No final da guerra os alemães utilizaram as bombas voadoras V1 contra os britânicos.
     A maior operação militar da segunda guerra mundial, chamada pelos comandantes aliados de operação Overlord foi o desembarque Aliado nas praias da Normandia na França.
     Em 1944 os aliados fizeram uma serie de movimentos que fizeram os Alemães acreditarem que as invasões se dariam por outra frente, quando as tropas Aliadas desembarcaram na Normandia surpreenderam as defesas alemãs, expulsando os alemães da França.
    Em maio de 1945 os nazistas se reivindicaram para os aliados em Berlim e a bomba atômica havia destruído Hiroshima.  Em 30 de abril de 1945, quando as tropas soviéticas estavam a exatamente dois quarteirões do Führerbunker, Adolf Hitler se suicidou. Porém á controvérsias dizendo que Hitler tenha se escondido e fugido para outro país.

Um comentário:

  1. Fontes de pesquisa:

    -Cotrim Gilberto, História Global, 8ª Edição, SP, Editora Saraiva, 2005, páginas 443-451.

    -Buarque Sérgio de Hollanda, História da Civilização, Edição desconhecida, SP, C.i.a Editora Nacional, ano desconhecido, páginas 265-271.

    -Vicentino Claudio,História Geral, 1ª Edição, SP, Editora Scipione,2000, páginas 383-394

    -Faria Ricardo Moura, Miranda Mônica de Liz, Campos Helena Guimarães,Estudos de História, 1ª Edição, SP, EditoraFTD, 2010, 76-89.

    ResponderExcluir