quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A corrida armamentista


A corrida armamentista teve inicio após um apelo de Albert Einstein ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, através de uma carta enviada a ele em 1939. O físico Albert Einstein demonstrava preocupação quanto à possibilidade de Hitler possuir acesso a tecnologia nuclear antes dos americanos. Roosevelt ampliou os investimentos nas pesquisas e determinou o inicio do projeto Manhattan, em 1942, que havia por objetivo o desenvolvimento da bomba atômica.
Em julho de 1945, a equipe de Robert Oppenheimer realizou o primeiro teste, de explosão nuclear, bem sucedido. Na mesma ocasião foi realizado a conferencia de Potsdam, na Alemanha. O presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, negociou com Josef Stalin, da União Soviética, e Winston Churchill, da Grã-Bretanha, a nova divisão do mundo após a Segunda Guerra. Informado do sucesso dos testes no Novo México, Truman endureceu sua posição na conferência e tentou limitar a influência soviética na Europa.
Logo após o termino da Segunda Guerra Mundial, em Agosto de 1945, ocorreu o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki. A destruição das duas cidades não teve a ver com Japao, pois ele já estava militarmente derrotado, e sim com a divisão geopolítica do mundo.
         A intenção dos Estados Unidos era conter o avanço do comunismo, intimidando Mouscou. Truman realizou, no Congresso americano, em Fevereiro de 1947, um discurso que ficaria conhecido mais tarde com “Doutrina Truman”. O presidente prometia acabar com a "ameaça comunista" em qualquer parte do mundo onde ela surgisse. Era apenas o início de uma longa temporada de tensões internacionais que caracterizariam a Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário