quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bomba Atômica: Efeito radioativo

Símbolo que representa radiação.  Fonte:  http://mediconuclear.blogspot.com.br/2011/02/trifolio-simbolo-da-radiacao-ionizante.html

O que é Radiação? 


     Como descrito nos textos anteriores, a bomba atômica foi um grande desastre para os japoneses, graças a interação ocorrida pelos átomos e nêutrons, que liberou uma grande quantidade de energia. Além disso a radiação liberada pela bomba também foi uma grande arma para o povo atingido. Mas, o que é radiação?
     A radiação já está presente na própria natureza, porém ela pode ser modificada pelas mãos do homem. Por isso, ela se encontra em vários lugares, como no microondas, na luz, ondas de rádio, laser, raio X e radiação Gama. A radiação também pode ser encontrada em forma de partículas, como na carga elétrica, magnética, massa, feixes de elétrons, feixes de prótons, radiação beta e alfa.

     Existem dois tipos diferentes de radiação, sendo elas a ionizante e a não ionizante:

Não ionizante:  Radiações não ionizantes geralmente produzem baixa energia, e é ela que se encontra em diversos equipamentos que nos cercam como a televisão e o forno microondas, além das ondas eletromagnéticas da luz e ondas de rádio. 


Évelin Konrath
Ionizante: A radiação ionizante é aquela que possui altos níveis de energia, que se originam no núcleo dos átomos tendo a capacidade de alterar o estado físico de um átomo fazendo com que este tenha perda de elétrons, isto faz com que ele fique eletricamente carregado. Ou seja, ocorre um processo chamado de ionização. Quando um átomo perde o elétron ele deixa de ser neutro, por ter um  número maior de prótons em relação a nêutrons. Após isso ele passa a se chamar íon positivo.

Ionização. Por Évelin Konrath
     Os isótopos (átomos que possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de nêutrons) dos núcleos atômicos tem tendência serem estáveis. Quando estes ficam instáveis com muitos nêutrons ou energia, eles liberam radiação para chegarem a um nível estável. 
     Os isótopos possuem quatro maneiras de estabilização, são elas:

  1. A emissão das partículas do seu núcleo;
  2. Emissão de fótons de alta frequencia;
  3. Decaimento radioativo (quando o átomo libera energia do seu núcleo);
"Por emissão de partículas ou de energia do núcleo, um átomo instável troca, ou decai, para uma forma mais simples. Por exemplo, um isótopo radioativo de urânio, o 238, decai até se tornar chumbo 206. Chumbo 206 é um isótopo estável, com um núcleo estável. Urânio instável pode, eventualmente, se tornar um isótopo estável de chumbo." (http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html)

     Radiações alfa, beta e gama


Radiação Alfa: As partículas alfa possuem dois prótons e dois nêutrons (núcleo de átomo de hélio). A primeira lei da radioatividade diz que quando um radionuclídeo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui quatro unidades e seu número atômico duas.
  Pode-se ver na figura acima que as partículas alfa podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel, porém, estas podem penetrar no corpo através de ferimentos ou aspiração causando graves lesões.


Évelin Konrath

Radiação Beta: Quando um átomo está instável, ele libera partículas beta 
"Em núcleos instáveis beta-emissores  um nêutron pode se decompor em um próton, um elétron e um antineutrino permanece no núcleo, um elétron (partícula Beta) e um antineutrino são emitidos." 
(http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html)

     Assim o número de massa permanece constante porque o núcleo tem o aumento de um próton e a diminuição de um nêutron, a não ser que sejam ingeridas ou aspiradas, as partículas podem prejudicar órgãos internos do corpo humano, já que elas penetram cerca de 1 centímetro da pele humana.



Radiação Gama: A radiação Gama não é constituída por partículas como a Alfa e Beta, esta é formada por ondas eletromagnéticas. Essas ondas são formadas logo após o ato de expelir as partículas, essa emissão ajuda na estabilização do núcleo. Os raios gama são extremamente penetrantes, as únicas barreiras podem detê-lo são de concreto ou metal e sua velocidade se iguala a velocidade da luz.

   De acordo com o que foi abordado anteriormente, percebe-se que os raios gama são perigosos para o corpo humano por ultrapassarem várias barreiras com muita agilidade.  Então, o que a radioatividade causa no corpo humano?? Aguardem a próxima postagem: Efeitos da Radiação.

Um comentário: