quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pós Guerra

     Após o fim da II Guerra Mundial varias mudanças aconteceram em todo o mundo, principalmente político-socialmente e economicamente. Como a Europa perdeu seu lugar de liderança no mundo, seu lugar foi ocupado pelos EUA e a União Soviética. Uma nova ordem mundial foi criada: países socialistas × países capitalistas.
     Através da conferencia de Potsdam (1945) a Alemanha foi dividida entre os 4 países vencedores. Um pouco mais tarde,em 1949 ela foi dividida novamente dessa vez entre EUA e União Soviética.
    Aos EUA coube a parte Ocidental (capitalista) e a União Soviética a parte Oriental (socialista), mais tarde um muro foi criado dividindo a Alemanha: o Muro de Berlim, que só foi derrubado quase 30 anos depois.
Foi nesse período que teve inicio a Guerra Fria. A Guerra Fria foi marcada pela rivalidade política, ideológica,militar e econômica entre a União Soviética e os EUA, onde os governantes se acusavam de querer dominar o mundo. Esse período foi marcado por momentos de terror, pois durante a corrida armamentista foram criadas armas nucleares, que poderiam ser acionadas a qualquer momento, causando a total destruição do planeta.

Criação da ONU
      A Organização das Nações Unidas foi criada em 1945 na cidade de São Francisco nos EUA, com o principal objetivo de promover a paz mundial e a segurança internacional. No inicio contou com a participação de 51 países. Atualmente conta com a participação de 192 países membros. Porem 5 deles(EUA, França, China, Russia e Reino Unido)fazem parte do Conselho de Segurança que tem o poder de veto em qualquer decisão da ONU.
Banco Mundial
     Foi criado para ajudar os países afetados pela guerra, porem com o tempo, passou a financiar infraestrutura nos países subdesenvolvidos.
FMI
      Foi criado Para estimular o comércio mundial e promover ajuda econômica aos países membros que apresentem problemas econômicos que pudessem causar desiquilíbrios que pudessem levar a uma crise globa. Atualmente o FMI resolve crises de países que passam por crise econômicas. Com o FMI foram criadas regras de relações financeiras internacionais . os s países membros tem de converter o valor de suas moedas ao dólar ou ao ouro e isto a valorização da moeda norte americana.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário