terça-feira, 27 de novembro de 2012

Energia Nuclear


     Energia Nuclear consiste na quebra do núcleo do átomo, ou seja, na fissão do núcleo do átomo de urânio, elemento radioativo retirado e presente na natureza.
   A energia gerada pela fissão do núcleo do átomo é grande, gera um grande calor, altas temperaturas, precisando de água para resfriar os reatores que armazenam o material radioativo. Primeiramente a fissão nuclear foi utilizada na bomba atômica mas as pesquisas continuaram e logo desenvolveram uma maneira para produzir energia,(era um objetivo que tinham desde o descobrimento da equação E=m.c²)e usar a fissão a  favor das pessoas e não contra elas, como é o caso da bomba.
     O urânio é retirado da natureza em seu estado puro, já contendo um certo grau de radiação, e logo enriquecido, e alterado em processo de fissão nuclear. Ela é controlada dentro dos reatores, gerando um grande calor que passa a aquecer água que logo se transforma em vapor,esse vapor passa a girar a turbina, que aciona o gerador e a partir disso passa a  gerar a energia.
      A imagem a seguir representa melhor seu funcionamento:


Funcionamento dos Reatores:


Fonte da imagem:     http/olha.uol.com.br/mundo/887916-japao-enfrenta-problema-em-segundo-reator-de-usina-nuclear.shtml


    Um dos maiores problemas do uso da energia nuclear é o lixo nuclear que é tóxico e radioativo. Ele pode ser gerado nos núcleos dos reatores atômicos, por contaminação ou como subprodutos da purificação e enriquecimento do urânio. O urânio é radioativo por ser o elemento mais pesado que existe na terra,contem 92 prótons e 148 nêutrons, sem contar que as transformações químicas feitas no urânio o deixam ainda mais perigoso.
    Existem diversas maneiras de armazenar o lixo atômico, porém nenhuma é definitiva. Uma delas é o confinamento em contêiners blindados e reforçados, e em bunkers de concreto após cinco anos de resfriamento na piscina do reator. Outra maneira é confirmar o lixo em depósitos geológicos profundos (túneis escavados em montanhas).
     O lixo não pode ser enterrado em áreas onde há lençóis de água, porque a erosão causada pela água poderia levar o lixo para grandes centros populacionais, e também não pode ser enterrado em sítios geologicamente estáveis, porque qualquer movimento do solo pode romper os contêiners e espalhar o lixo nuclear no ambiente, gerando muitas consequências.


FALHAS


     Já aconteceram acidentes em usinas nucleares, como na usina nuclear de Chernobyl e recentemente na usina de Fukushima no Japão.
      Em Chernobyl havia uma cidade em torno da usina, construida pelos operários e suas famílias que trabalhavam nela. Foi o maior acidente nuclear da história, uma explosão no reator 4 da usina, fez com que a radiação se espalhasse, chegando muito longe, só percebida com aparelhos que mediam a radiação (contadores de Geiger). Milhões de pessoas morreram e ainda continuam a morrer por  problemas decorrentes da radiação.
      Em Fukushima a falta de luz causada pelo terremoto seguido do tsunami, fez com que a água não resfriasse o reator, acarretando no derretimento dele, liberando radiação pelo ar, contaminando água e alimentos. As consequências desse acidente não deixarão de vir, se tratando de radiação, pois esta pode levar anos para se desenvolver, e aparecendo até mesmo em gerações posteriores.

2 comentários:

  1. Fontes de pesquisa: http://www.nuctec.com.br/educacional/funcionam.html,
    http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm,
    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/energia-nuclear-como-funciona-pos-e-contras.htm,
    http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/02/Gabarito2.html,
    www.oficinadanet.comb.br/artigo/ciencia/como-funciona-usina-nuclear,
    R7 notícias,
    www.portalsaofrancisco.com.br
    Livros:Gonçalves dos Anjos Ivan-2005-SP-Física,
    Panteado pablo César M./Torres Carlos Magno A.-2005-SP-Físíca,
    Ciencias e Tecnologia

    ResponderExcluir