segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Armas Biológicas


       Neste século existem muitas pessoas que já conhecem seus efeitos, as armas biológicas ainda podem ser mais temidas e causar um maior pavor que uma explosão nuclear, pois são armas para matar o inimigo de doenças, geralmente incuráveis. São vírus e bactérias modificadas que se forem lançadas causariam morte em larga escala e em curto tempo.
      Na Primeira Guerra Mundial muitos indícios apontam que a Alemanha tinha laboratórios com estudos focados em armas biológicas, os alemães chegaram a estabelecer comércio de animais e alimentos com outros países que não estavam em guerra, ou seja, eles vendiam estes animais e outros produtos alimentícios infectados, contaminados por vírus e bactérias, com o objetivo de fazer estes países que não estavam em guerra estabelecer comércio de exportação com outros países inimigos dos alemães, que, comprando os produtos logo seriam afetados.
     Na Segunda Guerra Mundial os japoneses desenvolveram uma organização secreta para a produção de armas biológicas. Porém ocultavam que estavam testando essas armas em humanos e em soldados que estavam presos. Entretanto quando operários encontraram corpos enterrados em Tókio, e eram muitos corpos, o que acabou levando a descoberta do então segredo. O governo japonês não teve como negar, afirmando que os corpos eram de soldados americanos presos de guerra.
     Durante a guerra foi feito um protocolo denominado Protocolo de Genébra, o qual os países que o assinaram ficaram proibidos de usar gases asfixiantes, venenosos e armas biológicas durante a guerra, contudo países como os Estados Unidos e a Alemanha não aderiram ao tratado e continuaram com suas pesquisas. Mas os alemães ficavam em um nível inferior aos outros países em relação as armas, sendo um motivo para não as utilizarem em campos de batalha,não sendo motivo pra impedi-los de usá-las em campos de concentração e aprimorar estudos.
     Apenas em 1975 cinquenta anos mais tarde que os Estados Unidos validaram o protocolo de Genébra,dando fim ao Programa Americano de Armas Biológicas.
  O protocolo de Genébra proibia o uso de armas biológicas, mas não proibia o armazenamento e a produção, e até hoje  ainda existem riscos de armas como essa serem lançadas.

Algumas das principais armas biológicas

ANTRAZ:

Nome científico: Bacillus anthracis

     Sem dúvida uma das mais temidas armas biológicas,o Antraz é uma bactéria que precisa ser modificada para atingir forma de esporo, somente nesta fase ela é capaz de sobreviver a altas temperaturas e falta de água. Dentro do corpo Humano ela volta a sua fase normal de bactéria. Em contato com a pele causa feridas e se inalado aparece sintomas como os de uma gripe primeiramente. As feridas causadas pelo Antraz na pele apresentam caroços escuros geralmente expostos. Quando se é respirado o esporo de Antraz, não tem jeito é morte na certa,pois contamina os pulmões muito rápido, e até que se de o diagnóstico,a pessoa ja morreu.O Antraz não passa de pessoa para pessoa, a contaminação acontece só de contato direto com o esporo.


VARÍOLA

Nome científico: Citrus lima


     Este vírus é transmitido através do ar, a pessoa infectada apresenta sintomas primeiramente como os de uma gripe. No decorrer dos dias vão aparecendo erupções na pele, febre, mal estar, dores musculares, e vômitos incontroláveis.
     Este vírus destrói célula a célula sendo que cada célula destruída produz mais 10000 novos vírus.
      Tão temida por não ter cura mata rapidamente o indvíduo infectado.

Criança com Varíola:
Ficheiro:Child with Smallpox Bangladesh.jpg
Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola



PESTE BUBÔNICA

Nome cintífico: Yersínea pestis

     Doença altamente infecciosa e letal, transmitida por pulgas infectadas e por ratos infectados por estas pulgas.
     Após a pulga picar a pessoa, a bactéria presente nela migra para o nódulo linfático de seu maior alcance e ali se multiplica.
     Os sintomas da peste são: febre alta, vertigens cansaços, aumento dos batimentos cardíacos, tosse seca e depois com sangue, mata antes mesmo do aparecimento de outros sintomas.



TOXINA BOTULÍNICA

Nome científico: Clostridium botulinum

     Uma das mais potentes toxinas conhecidas. Alimentos ou água contaminada por essa toxina nunca poderão ser utilizados, pois nem o calor a destrói.
     Pessoas que bebem ou comem alimentos contaminados são intoxicados, essa toxina provoca paralisia dos músculos da respiração o que impossibilita a respiração, a pessoa contaminada morre em menos de dois dias.


TOXINA T-2


     Esta toxina é feita de fungos, perigosa por ficar no ar e não se destruir com o calor, a pessoa contaminada apresenta sintomas como os de uma gripe, com irritações na garganta, diarreia e dores abdominais, também provoca convulsões e destrói vários tipos de tecidos, a morte ocorre em menos de dez dias.


EBOLA

     Doença transmitida de pessoa a pessoa, por secreções e gotículas salivares, entre outras.
Este vírus é altamente letal na sua forma hemorrágica, de início aparecem sintomas como: febre alta e dores de cabeça fortíssimas, diarreias com sangue e náuseas. Na sua forma hemorrágica, o sangue geralmente sai por todos os orifícios do corpo. A morte ocorre no decorrer de duas semanas.




    As Armas Biológicas talvez não tivessem sido tão usadas pelo difícil controle no seu manuseamento, ocorreram acidentes com essas armas nas quais as próprias tropas manipuladoras dessas armas durante a guerra se infectaram, e acabaram morrendo. As consequências do uso dessas armas poderiam ser muito mais catastróficas se utilizadas em grande escala de combate e não apenas para testes.
      Os Estados Unidos e a Rússia possuem o vírus da Varíola estocado, e os outros países que durante a guerra estavam desenvolvendo pesquisas sobre as armas biológicas podem ter desenvolvido outros vírus letais sem que ninguém ficasse sabendo, tendo o risco de armas como essa virem a ser utilizadas, ou que estes vírus fujam do controle dos cientistas, até agora não desenvolveram a cura para estas doenças.
      Essas armas foram produzidas com o intuito de destruir pessoas, não destrói prédios casas e outras construções, mas de que que adiantarão todos estes bens materiais se as pessoas deixarem de existir ???

Um comentário:

  1. Fontes de pesquiza:http://saulovalley.wordpress.com/2011/03/28/guerra-armas-biologicas-mais-usadas-a-partir-de-virus-conhecidos-2/, http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/04/armas-qumicas-e-biolgicas.html, http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-uma-arma-biologica, http://www.airpower.au.af.mil/apjinternational/apj-p/2002/1tri02/winegar.htm, http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-med/temas/med3/t1a_2000/ArmasBiologicas/hist_frame.htm, http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/armas-biologicas/armas-biologicas.php, http://www.tudook.com/fimdomundo/ebola.html, http://www.algosobre.com.br/biologia/ebola.html,http://www.tuasaude.com/peste-bubonica/

    ResponderExcluir